Não sabe o que fazer para desentupir a pia de cozinha? E se desentupiu como evitar para que esse problema não aconteça de novo? Confira tudo neste artigo.
Uma das maiores dores das donas de casa é ver a pia da cozinha entupida. Às vezes, a água leva muito tempo para acabar, o que também se torna um grande problema.
A falta de manutenção na caixa de gordura pode ser o problema
A caixa de gordura é feita de concreto ou plástico PVC e possui uma tampa removível para facilitar a limpeza. Entre eles, a sujeira aparece como uma espécie de “casca” que deve ser retirada, ensacada e jogada no lixo orgânico.
Esse procedimento deve ser realizado a cada seis meses em casa e a cada três meses em um prédio, e pode ser realizado por empresas profissionais ou utilizando bactérias que “comem” gordura.
Essas bactérias são vendidas como farelo seco e encontradas em lojas especializadas. Vale ressaltar que o resíduo deixado pela caixa de limpeza não deve ser jogado novamente na rede d’água – assim como no vaso sanitário. Isso pode causar bloqueio do sistema.
E como evitar a gordura no ralo da pia?
Excesso de detritos no ralo podem causar drenagem lenta, bloqueio do tubo e mau cheiro. Em casos extremos, a caixa de graxa pode transbordar – quando a limpeza não é concluída no momento certo – ou o líquido sujo flui de volta pelo ralo da pia – quando a caixa de graxa está cheia e a água que chega não pode ser alcançada, então isso acontecerá um passo adiante.
Scarpetta disse que a caixa só retém a gordura que pode alcançá-la. Antes disso, o óleo que desce com a água pela pia vai se acumular no oleoduto. Desta forma, os pedaços de comida acabam por aderir à parede do tubo. “Esse material acabará formando uma espécie de bola, o que reduz a vazão da tubulação e demora para que a água da pia saia”, disse o engenheiro.