Contratempos como entupimento e mau cheiro vindo do ralo, ocorrem devido a grande exposição dos encanamentos a diversos tipos de dejetos, os quais eles não foram projetados para receber. Seja de forma intencional ou não, esses canos acabam avariados.
Entre os principais inimigos dos encanamentos estão:
Óleo de cozinha
O inimigo número 1, sem dúvidas, é o óleo de cozinha. Quando descartado incorretamente no ralo, parte dessa gordura fica grudada nos canos e, com o passar do tempo, forma uma crosta que aos poucos vai impedindo a passagem da água .
Isso pode ser observado quando a água começa a escoar devagar –, até entupir sua pia por completo.
Por isso, o ideal é que o óleo, após ser utilizado, seja colocado em um recipiente e levado à destinação correta.
Restos de comida na pia da cozinha
Sabe aqueles restos de comida que ficam no prato? Se não retirados no lixo, antes de lavar, eles podem causar entupimentos futuros em seu encanamento.
Pode parecer pouco alguns grãos de arroz aqui, outros ali, mas com passar do tempo, eles podem te dar dor de cabeça.
Por isso, raspe sempre os restos de comida no lixo e utilize peneiras nos ralos, para que grande parte dos resíduos parem ali e não avancem cano abaixo.
Jogar dejetos no vaso sanitário
No banheiro, o grande perigo está no descarte incorreto de dejetos como papel higiênico, absorvente, entre outros.
Eles podem acumular e barrar a passagem da água, causando obstrução, afinal, o encanamento do vaso sanitário não foi projetado para receber algo além dos dejetos humanos.
Pelos e cabelos nos ralos do banheiro
Com o tempo, pelos e cabelos também podem causar grandes problemas de entupimento e mau cheiro, quando começarem a apodrecer dentro do cano.
Por isso, ao se barbear ou se pentear na pia do banheiro, junte os resíduos e jogue no lixo. Nada de mandar ralo abaixo!
Na hora do banho, a dica é a mesma: junte os fios de cabelo que ficaram no ralo e descarte no lixo.
Isso faz toda a diferença e pode evitar dores de cabeça futuras.