Clique abaixo e solicite um orçamento

Saiba Como é Feito o Teste de Vazamento

Você sabia que um pequeno buraco de 2 mm na tubulação gasta 3,2 litros de água por dia? Verifique suas instalações, realize um teste de vazamento e economize água e dinheiro.

Realizando o teste de vazamento em um hidrômetro:

Verifique o seu relógio de água (hidrômetro). Mantenha as válvulas da parede abertas, feche todas as torneiras, feche os aparelhos que usam água e não use o banheiro.

Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro mais longo do hidrômetro. Após uma hora, verifique se o número muda ou se o ponteiro se move. Se isso acontecer, há um vazamento em sua casa.

Realizando o teste em canos alimentados pela Sabesp:

Feche o registro na parede. Abra a torneira diretamente da rede Sabesp (pode ser a torneira de uma caixa d’água) e espere que a água pare de escoar.

Despeje um copo cheio de água na boca da torneira imediatamente. Se a água for sugada do copo pela torneira, é sinal de que há vazamento na tubulação fornecida diretamente pela rede.

Realizando o teste em canos alimentados pela caixa d’água:

Feche todas as torneiras de casa, desligue os aparelhos elétricos que usam água e não vá ao banheiro. Feche bem a torneira da boia da caixa para evitar a entrada de água.

Verifique o nível de água da própria caixa e verifique se caiu após uma hora. Em caso afirmativo, há um vazamento no cano ou no banheiro que é alimentado pela caixa d’água.


Leia também:

Confira Sobre Bombeiro Hidraulico 24 Horas
Desentupidora no bairro de Copacabana
A Importância de Jogar o Lixo no Lixo


Realizando o teste na tubulação embutida na parede:

Se você souber a posição de operação do tubo da parede, faça um teste de detonação. Clique em todo o comprimento do tubo para ver se o som difere em algum lugar.

O aparecimento de manchas de mofo e umidade e mudanças na cor do revestimento ou afrouxamento do revestimento (ladrilhos e tinta) também podem ser sinais de vazamento.

Realizando o teste de vazamento em piscinas:

Ajuste a água da piscina ao nível normal. Encha o balde com água, até 5 cm da borda. Marque o nível da água no balde e na piscina. Fixe o balde na piscina, mantenha a água do balde e a água da piscina à mesma temperatura e não permita que se misturem.

Após 24 horas, verifique o nível da água do balde e da piscina e compare com a marca inicial. Se o nível de água da piscina mudar muito, é provável que haja vazamento. Se chover, reinicie o processo.

Realizando o teste em reservatórios subterrâneos de edifícios:

Feche a válvula de saída do reservatório subterrâneo e a torneira da bóia. Verifique o nível de água no tanque de água e, após uma hora, verifique se o nível de água baixou.

Se isso acontecer, significa que há um vazamento na parede do tanque ou no tubo de alimentação do tanque superior ou no tubo limpo.

Realizando o teste em um vaso sanitário:

  • 1º Jogue borra de café no vaso sanitário;
  • 2º O normal é a borra ficar depositada no fundo do vaso;
  • 3º Em caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Obs: Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular água, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Solicite agora um orçamento sem compromisso. Não espere mais, resolva seus problemas
de entupimento com a Desentupidora Moraes.